Como Montar a Mesa de Natal

O Natal está chegando e é muito importante saber como montar a mesa de Natal. O Natal é uma festa que reúne a família e amigos e todos merecem uma decoração bonita. Vale a pena investir um pouco de tempo para planejar sua mesa natalina. Mesmo que pareça algo difícil, não é; só requer um pouco de dedicação e atenção. Com essas dicas você irá criar a mesa perfeita para o seu Natal.

Como Montar a Mesa de Natal

Antes de qualquer coisa é preciso estabelecer a decoração da casa para que tudo fique harmonioso. Se você pretende fazer uma mesa temática deve ter atenção ao numero de convidados e o local da realização; para que tudo seja perfeito.

Cores:

Vermelho: É a cor mais usada no Natal. O vermelho representa o amor e a alegria, que aparece quando o amor prevalece entre as pessoas. A roupa do Papai Noel é vermelha, porque ele foi baseado na lenda de São Nicolau, um senhor que usava vestes vermelhas, distribuía doces para as crianças no Natal.

Dourado: É outra cor muito usada no Natal. O dourado representa o sol e a luz. Tem o significado de generosidade.

Verde: é  um símbolo de esperança, resistência e resiliência. E hoje aparece não só nas folhagens de guirlandas e na árvore, como também em bolas e enfeites.

Branco: Representa a pureza e inocência, representada pela pomba.

Azul: é uma cor usada para colorir e aumentar a combinação de cores.

Cinza e Prata: são cores que remente a elegância e sofisticação.

Roxo: é uma cor muito utilizar para dá um toque de modernidade a decoração.

Laranja: é uma cor usada no lugar d cor vermelha ou dourada, muito usada para criar uma decoração mais casual.

Enfeites:

São vário tipos de enfeites diferentes que podem compor a mesa de Natal.

Bolas:

Você pode fazer um arranjo com bolas, laços e pinheirinhos.

Você pode colocar sobre os pratos antes de servir.

Ocupando todo um prato de andares.

Ou apenas, colocar sobre a mesa.

 

Como Montar a Mesa de Natal

Velas:

Use em castiçais sobre a mesa.

Use velas de tamanhos e formatos diferentes para criar um efeito bonito.

Combine com outros elementos como laços e bolas.

Coloque em taças decoradas sobre a mesa.

Em pratos fundos combinados com frutas secas com casca.

Presentes:

Você pode optar em colocar presentinhos em cada prato.

Você pode criar uma lembrancinha para cada convidado e arrumar em uma parte da mesa.

Frutas:

Você pode criar arranjos com frutas da estação.

Faça árvores e outros personagens do Natal.

Faça o uso da laranja natalina; uma laranja amarela espetada com cravos.

Guardanapos e Pratos:

Primeiro você tem que escolher qual é o tipo de serviço.

A forma que você vai apresentar a ceia tem que ser especial para este grande momento de comemoração, então é preciso definir o tipo de serviço.

Serviço à americana:

O serviço à americana é interessante principalmente quando você tem um grande número de convidados e fica impossível acomodá-los todos na mesa, neste tipo de serviço, os pratos principais e acompanhamentos ficam na mesa de apoio dispostos em travessas. O ideal é escolher receitas fáceis de comer, e de preferência as que dispensem o uso da faca. Pratos devem ficar empilhados na ponta da mesa, no máximo dez. Ao lado ficam os talheres e guardanapos.

Serviço à francesa:

O serviço à francesa é o mais requintado, e é geralmente realizado em ocasiões especiais ou protocolares. Isto por causa da sua enorme quantidade de regras, pratos, talheres etc. Se faz necessário ter serviço de garçons, além do requinte exigido pela comida e bebida a serem servidos em um serviço à francesa. Ao montar a mesa, a arrumação deve ser a seguinte: 4 pratos (sendo 1 de pão), 8 talheres (se for usar lavanda somente 7), 4 copos e 1 guardanapo. O pratinho de pão e a lavanda ocupam o mesmo lugar, portanto se um for usado o outro espera a vez. A lavanda normalmente é usada se você servir alcachofra, lagosta ou qualquer outra comida que o convidado tenha necessidade de “lavar” as pontas dos dedos. Neste serviço à francesa, devemos tomar precauções dobradas. O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). Ele começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres e, por último, o anfitrião. O garçom deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que o próprio se sirva. Os lugares são marcados com porta cartões – placement, onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve

Serviço à brasileira:

O serviço à brasileira é o misto de à americana e à francesa, este tipo de serviço é ideal quando todos os convidados se sentam à mesa. Travessas de porcelana, inox ou refratários ficam no centro da mesa ou em um aparador próximo. Também priorize guardanapos de tecido.

Como Montar a Mesa de Natal

Talheres:

Os talheres devem ser dispostos em ordem de uso, de fora para dentro, conforme o cardápio escolhido. Os de sobremesa deverão ser dispostos acima do prato, na seguinte ordem; garfo com dentes apontando para a direita, colher e faca apontados para a esquerda; lembrando que isto se você for servir à francesa, caso contrário com serviço americano, por exemplo, os pratos e talheres ficam agrupados na mesa de apoio.

Copos:

Também no caso do serviço à Francesa, alinhe-os na direção dos talheres. Comece pela taça de vinho tinto (tamanho médio). Acima, a taça para água, (maior de todas). E abaixo, a de vinho branco (média). Também é importante uma especial para o champanhe. Para o serviço americano os copos também ficam na mesa de apoio.

Comidas e bebidas:

Decore a mesa com as comidas típicas.

Dê preferencia o centro da mesa ao peru

Use frutas e doces decorados para dar beleza à mesa

 

Por fim, dê o seu toque especial com algo que o(a) identifique e marque nas lembrança de seus convidados.